RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2015

Audiência pública discute ações contra o calazar em Zé Doca

Ações municipais de combate à Leishmaniose Visceral (também conhecida como Calazar) foram debatidas durante audiência pública nesta terça-feira (24) no Salão Kairós no município de Zé Doca.

Devido ao índice de casos da doença no município o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Simone Christine convocou representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, além de organizações não governamentais para discutirem o tema.

Vereador Edilson Romão, Promotora de Justiça Simone Christine e Vereador Edmar Simplicio

A audiência foi um pedido dos vereadores Edilson Romão e Edmar Simplício, que segundo eles, o problema deve ser tratado com urgência devido aos inúmeros casos registrados, inclusive com morte, no município de Zé Doca.

O calazar, se não for diagnosticado e tratado a tempo, mata. E a incidência do calazar tem preocupado muito os moradores de Zé Doca, onde em apenas uma residência localizada no Bairro São Francisco foi diagnosticada pela vigilância sanitária, de acordo com o relatório técnico, 412 focos do calazar.

Segundo a secretária de saúde de Zé Doca, Cristiane Oeiras disse já terem sido iniciadas às estratégias para detectar os focos da doença em diversas localidades da cidade, e diante disso, adotando as medidas necessárias para resolver o problema.

Para a Dra. Simone Christine o quadro é de extrema gravidade e requer pronta atuação dos órgãos responsáveis, no sentido de se fazer o controle de riscos e de contaminação em massa. “Adoção de políticas públicas no caso de doenças vetoriais é de extrema urgência, não se podendo conceber que a Secretaria de Saúde, ciente da existência da praga, se mantenha inerte, pois em assim agindo, estará ferindo o princípio da eficiência”, destacou a Promotora de Justiça.

Uma das melhores formas para evitar a Leishmaniose é usar mosquiteiros, repelentes no corpo, plantas com poder de repelência para a proteção dos cães, dentre outras medidas como evitar se expor ao amanhecer e o entardecer, que são as horas que aparecem o maior numero de mosquitos.

Fonte: Blog do Maycon Alves