RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2015

Detentos de Zé Doca participam do Projeto de Leitura lançado pela Justiça

Já deu inicio no município de Zé Doca o Projeto que pretende acelerar a libertação de presos por meio da leitura. O projeto foi idealizado pela juíza Denise Pedrosa Torres, titular da 1ª Vara da Comarca de Zé Doca. 

Vários professores estão colaborando voluntariamente para o projeto, no qual já tem iniciado as atividades com os detentos da Delegacia Regional do município. As atividades consiste em escrever uma redação ou um resumo da obra literária, sendo que cada um receberá um exemplar de obra literária, clássica, científica ou filosófica, dentre outras. 

Para colocar em prática o Projeto, foi levado em consideração diversos fatores, entre os quais o fato de que a leitura contribui no processo de reinserção social do custodiado, pela capacidade de agregar valores éticos-morais à sua formação. 

A orientação das atividades será feita por comissão adiante formada, que inicialmente atuará no ano de 2015 (podendo ser substituída no decorrer do ano por novos membros voluntários), bem como fará as novas seleções de presos para participar do projeto, a escolha/aprovação dos livros que serão distribuídos aos presos, o controle de empréstimo dos livros (caderno de protocolo ou outro meio de controle), a orientação sobre como fazer as redações/resumos, bem como efetuar o recolhimento dos resumos/redações e dos livros ao final do prazo estabelecido.

O participante terá o prazo de 30 dias para leitura da obra literária, prorrogáveis por mais 30 (trinta) dias, apresentando, ao final deste período, relatório de leitura, resumo ou síntese a respeito do assunto, a qual terá no mínimo uma folha e, no máximo, três folhas. A contagem de tempo para fins de remição será feita à razão de 4 dias de pena para cada relatório de leitura apresentado. O participante, no prazo de 12 meses, terá a possibilidade de remir até 48 dias de sua pena. O preso pode ler mais de um livro e fazer mais de um relatório de leitura dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contudo somente terá direito a 4 (quatro) dias de remição.

Fonte: Blog do Maycon Alves