RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

IBECEC forma segunda turma de Jornalismo em Zé Doca - MA

Jornalistas formados na segunda turma do Curso de Comunicação Social e Jornalismo em Zé Doca-MA.

No sábado (19), foi realizada a festa de formatura da segunda turma do Curso de Comunicação Social e Jornalismo do Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação (IBECEC) no município de Zé Doca-MA. A cerimônia ocorreu às 16 horas no prédio da Igreja Assembléia de Deus da Rua Dom Pedro na Vila Barroso, com presença de amigos e familiares dos formandos, do pastor Samuel Veloso, jornalistas e convidados, e também da imprensa local e regional que cobriu o evento.

Ao todo, 18 alunos residentes nas cidades de Bom Jardim, Carutapera, Gov. Newton Bello e Zé Doca, concluíram o curso ministrado pelo professor Élbio Carvalho, em sua maioria já atuavam em meios de comunicação como rádios, TVs, jornais on-lines e impressos. A turma teve como orador da cerimônia o formando Adriano José, e juramentista o formando Djalma França. Entre os formandos, está o radialista e agora jornalista, Josivan Rodrigues, da Rádio Atrativa FM de Bom Jardim – MA.

“Sinto-me alegre, feliz, pois estou realizando mais um sonho com essa oportunidade de qualificação para obter o registro de Jornalista. Foi tudo muito proveitoso, busquei apreender ao máximo o conteúdo de aprendizagem repassando pelo professor Élbio Carvalho, um excelente profissional que durantes todos esses meses têm nos ensinado a como lapidar da melhor forma os nossos textos, orientado para sempre buscarmos mais de um “olhar” sobre o mesmo assunto, e nos ensinado técnicas para tornar as reportagens ainda mais ricas e interessantes. Sem deixar de falar que é uma grande satisfação está ao lado dessa turma de pessoas determinadas e de objetivos claros, que é de apurar e levar a informação de forma clara e precisa ao público seja ele leitor, ouvinte, ou telespectador. Fazendo uma comunicação bonita e comprometida, sempre pautada na verdade e na ética.” Escreveu Josivan Rodrigues em seu perfil em uma social.

Dentre os conteúdos trabalhados estão: produção de reportagens para rádio e tv, jornalismo impresso e digital, locução, apresentação de telejornal, dentre outros. As aulas aconteceram de forma teórica e prática. Os alunos formados pelo IBECEC estão aptos a exercer a profissão de Jornalista em todo o território brasileiro, em qualquer meio de comunicação, rádio, TV, jornal escrito impresso e on-line, dentre outros. A qualificação permite que profissional possa trabalhar em qualquer lugar do país.

O curso ministrado por Élbio Carvalho, (jornalista, repórter da TV Mirante, primeiro presidente da Academia Grajauense de Letras, escritor, autor do livro "Centro de Lançamento de Alcântara - Tecnologia Derretida" e de outras obras, fundador do IBECEC), teve aulas que ocorreram as sextas à noite (de 18 às 22hs) e aos sábados durante todo o dia (de 08 às 12hs e de 13 às 17hs). No final do curso, os alunos receberam certificado para requerer o registro (DRT) na Delegacia Regional do Trabalho em São Luís.
Élbio Carvalho, jornalista, professor e diretor do IBECEC. 

Élbio Carvalho, coordenador do IBECEC falou da satisfação de realizar o sonho de muitos profissionais de jornalismo, que é ter o registro profissional e serem mais capacitados. “Está foi uma turma comprometida com o trabalho, com a aprendizagem, uma turma que se dedicou ao máximo nas atividades trabalhadas em salas de aula e atividades extraclasse, portanto a gente tem um aproveitamento de 90% de todo o conteúdo que foi trabalhado e correspondido dentro do curso. Está foi à penúltima turma do projeto do instituto para o jornalismo de nível médio.” Finalizou.

O projeto foi iniciado, no ano de 2009, em São Luís e depois expandido para diversos municípios do interior do estado. Com está somaram duas turmas no município de Zé Doca, onde foi entregue os certificados, de modo que o IBECEC tem contribuído para o fortalecimento da mão de obra da comunicação, especialmente o Jornalismo, levando conhecimento teórico e prático aos alunos que no fim de cada curso obtém o registro de jornalista que é necessário para exercer a profissão dentro da legalidade.

Segue a lista dos formandos:

Adriano José
Antonio Gomes Brito
Bruno Marques Araújo
Cicero Julio das Neves Costa
Djalma França
Eduardo Araújo
Fernando Ribeiro
Helbet Santos Nascimento
José Antonio Ferreira da Silva
Josenildo Quintino Silva
Josivan Paulino Rodrigues Costa
Leonardo Sousa
Raimundo Rodrigues Costa
Sandra Regina Barbosa Pereira
Vicente Alves Neto
Willame Damasceno Sa
Zaqueu Serra

Fonte: Atrativa FM