RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pesquisa revela bactérias em frangos vendidos em mercados da capital

Uma análise realizada por pesquisadoras do Instituto Federal do Maranhão, Campus Maracanã constatou que todas as amostras de frangos abatidos artesanalmente, em oito mercados de São Luís apresentaram contaminação por coliformes fecais e 65% apresentaram a presença da bactéria Salmonella.

Os mercados da Cohab, Liberdade, São Francisco, Mercado Central, Bairro de Fátima, João Paulo e Vinhais (São Luís), além dos mercados da Vila Sarney Filho (São José de Ribamar) e Maiobão (Paço do Lumiar) foram os locais onde foram coletadas as amostras de frango. O estudo foi feito pela estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias, Gracielle Sousa Almeida Lopes, que escolhia as amostras de frango que haviam sido abatidos há, no máximo, duas horas. A professora Daniela Aguiar Penha Brito, que é médica veterinária e doutoranda em Ciência Animal também acompanhou o estudo.

Elas identificavam o material e o colocavam em caixas térmicas, com refrigeração. Depois o material era levado ao laboratório de Microbiologia do IFMA para serem estudados.

Foram constatadas, em todas as amostras, a presença de coliformes fecais. O resultado, segundo a professora, é reflexo da precariedade dos métodos de higiene no local de venda.

Durante a pesquisa também foi notada, em 65% das amostras, a presença da bactéria Salmonella. Significa que, dos 80 frangos, 52 apresentavam a bactéria, tornando-os impórpios para consumo.

As pessoas que são infectadas com Salmonella e por coliformes fecais podem apresentar sintomas como diarreia, dor de barriga e febre. Geralmente as pessoas se recuperam rapidamente, mas aqueles que possuem imunidade baixa, em alguns casos, precisam ser hospitalizadas.

A pesquisadora diz ainda que a grande responsabilidade fica por conta do consumidor, que pode diminuir substancialmente o risco de contaminação, através de um rigoroso processo de conservação e preparo do alimento.

Fonte: Jornal Pequeno