RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Perto de completar um mês, greve de servidores do INSS continua no MA


Manifestantes se reúnem em frente ao INSS do Parque Bom Menino.

A poucos dias de completar um mês, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sem previsão de término no Maranhão. A paralisação atinge 85% do total de 944 servidores no Maranhão, similar à média nacional. Das 43 agências em todo o Maranhão, servidores de 39 aderiram à greve.
A solicitação dos funcionários no Estado segue a pauta nacional da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps): reajuste salarial de 27,5 % imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos. De acordo com a diretora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA) – que está à frente do movimento –, Joanilde Pires Pereira, houve avanço nas negociações em pelo menos um ponto: o que trata da Instrução Normativa (IN) que dispõe sobre procedimento de apuração e cobrança administrativa de valores devidos o INSS. “As rodadas de negociação seguem nesta semana. Houve avanço com relação à IN 74, que nós consideramos prejudicial ao servidor do INSS, e o governo retirou. Já com relação ao reajuste, a proposta do governo continua a mesma”, disse ao G1.

Atendimento

Nesta terça-feira (4), a categoria realiza uma ação de atendimento voltado aos servidores e à população com uma unidade móvel instalada no Parque do Bom Menino, no Centro de São Luís. Na Região Metropolitana, os servidores de todas as agências, exceto os da Gerência Executiva do INSS, aderiram à paralisação.

Nas cada uma das agências, pelo menos dois servidores trabalham em regime de plantão para atender os casos considerados de maior urgência – como licença e salário-maternidade – ou reagendar os atendimentos previstos.

Previdência Social

A Gerência Executiva da Previdência Social no Maranhão informou que não vai se pronunciar sobre o movimento. O Ministério da Previdência Social informa que os segurados que possuam agendamento para atendimento em alguma agência e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, na própria agência, e que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.

Fonte: Jornal Pequeno