As agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltaram a atender ao público normalmente nesta quinta-feira (1º) em todo o estado após 78 dias paralisados. Os médicos peritos, porém, continuam em greve, o que pode atrasar a concessão dos benefícios ao contribuinte.
Movimento é tranquilo nas agências do INSS na manhã desta quinta-feira (1º)
“As agências do INSS voltaram a atender em todo o estado, mas os peritos não voltaram. Quem aderiu à greve ainda está paralisado. O atendimento é feito por eles para conceder os benefícios”, disse a diretora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA), Joanilde Pires Pereira.
No Maranhão, 85% dos servidores do INSS chegaram a aderir à greve. Na última sexta-feira (25) a categoria decidiu suspender a greve até que o acordo assinado com o Governo Federal seja assinado. Os peritos ainda não finalizaram as negociações. Eles querem um reajuste imediato no salário de 27%.
Mutirões
Com a extensa paralisação, a estimativa é que os servidores do INSS demorem cerca de um ano para colocar todos os processos em dia. Uma solução sugerida pelo sindicato é que sejam feitos mutirões de atendimento ao público. “O movimento propôs que façamos mutirões, pois geralmente conseguimos atender quatro mil pessoas. Vai ser mais viável e rápido para a população”, disse a diretora do Sindsprev-MA, Maria Vitória, que afirmou que as condições ainda serão definidas.
Fonte: Jornal Pequeno