RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sábado, 24 de janeiro de 2015

No Maranhão, uma nova cultura política

Em um tempo muito curto, pelo andar da carruagem, o Brasil vai ver o Maranhão de outra maneira. As primeiras medidas e atos concretos realizados pelo governo Flávio Dino (PCdoB) configuram uma inversão de pauta no agendamento midiático.

Saímos da condição de barbárie política e demos os passos iniciais no caminho da República. Olhando para os primeiros dias de governo, observa-se a semeadura de uma nova forma de administrar a coisa pública e no tratamento das pessoas.

Basta observar, por exemplo, o tratamento dado à comunidade tradicional Cajueiro, na zona rural de São Luís, que vinha sendo ameaçada por uma milícia privada.

Cajueiro é uma área cobiçada para a construção de um porto privado e a empresa interessada no empreendimento pressionava as famílias historicamente assentadas na região.

O conflito foi solucionado com a ação enérgica do governo, protegendo os moradores e assegurando o direito de uma comunidade tradicional. Até o PSOL elogiou a pacificação do litígio.

No Maranhão de outrora, o que aconteceria? O governo mandaria a Polícia Militar espancar e desalojar os moradores para beneficiar os negócios capitalistas.

Em vez disso, o secretário de Segurança, Jefferson Portela, anunciou que a PM iria agir para retirar a milícia da comunidade. Segurança e Direitos Humanos trabalharam sintonizados na defesa dos mais pobres.

Medidas concretas como estas estão sendo tomadas em várias áreas. O emblemático discurso de posse do governador Flávio Dino anunciou que os leões do palácio nunca mais iriam se alimentar da carne torturada do povo pobre do Maranhão.

Cajueiro comemora o direito ao solo, às suas tradições e à vida. Veio da zona rural de São Luís e vai se estender a todo o Maranhão uma nova forma de fazer política.  

Os primeiros passos são sinais fortes da mudança, que já começou, porque o povo tem pressa.

Fonte: Blog do Ed Wilson