RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 27 de março de 2015

“Pescadora” denuncia divisão do seguro defeso com associação dos pescadores em Zé Doca

Uma “pescadora” identificada como Maria do Carmo denunciou nesta quinta-feira (26) durante um programa na rádio local a Associação dos Pescadores do município de Zé Doca. Segundo a denunciante, ela recebeu cerca de R$ 2.800 reais do seguro defeso e teve que dividir o valor ao meio com a presidente da associação que fica localizada na Avenida Militar, próximo ao hospital Sesp.  

De acordo com a pescadora, ela teve que pagar cerca de R$ 1.400 reais entregue a presidente da associação. O blog tentou entrar em contato com a presidente para falar sobre o assunto, mas não encontramos na sede da associação.

Porém, no local falamos com a secretária da associação conhecida como “Pretinha” onde disse que a associação não cobra valor nenhum aos pescadores e indagou que são os próprios pescadores que dão o valor como forma de gratificação a associação.

O benefício é pago a pescadores do município durante o período da Piracema em que a atividade da pesca é proibida em todo o país. No entanto, muitas colônias, associações e sindicatos usam essas práticas com os pescadores para dividir o dinheiro do seguro defeso.

Recentemente no município de Viana, a polícia desarticulou uma quadrilha suspeita de desviar recursos do Seguro Defeso. A quadrilha ameaçava os pescadores, que eram obrigados a dividir o benefício. Essa quadrilha ameaçava alguns pescadores de terem o benefício cancelado caso não pagassem metade da parcela a eles.

Vale ressaltar também que existem também casos em que a pessoa nunca pescou, mas eles facilitavam a entrada no sindicato para dividir a parcela.

Segundo informações, apenas em Zé Doca existem três associações de pescadores, que juntas somam cerca de três mil pescadores.

Sendo assim, só nos resta dizer que é muito pescador, pra nenhum rio!!! 

Fonte: Blog do Maycon Alves