RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

domingo, 19 de abril de 2015

Deputado Zé Inácio do PT é alvo de ação penal por irregularidades em contratos do INCRA

Deputado Zé Inácio vai responder no MPF por irregularidades no INCRA, quando foi superintendente

O deputado estadual José Inácio Sodré Rodrigues, o Zé Inácio (PT), se tornou réu em uma ação penal na Justiça Federal do Maranhão. A denúncia, feita no dia 09 de novembro de 2012 pelo procurador da República no Maranhão, Flauberth Martins Alves, foi aceita pelo juiz titular da 1ª Vara Federal Criminal, juiz Roberto Carvalho Veloso, no dia 09 de setembro de 2013, após ratificação do Ministério Público Federal (MPF) maranhense.

De acordo com informações, o processo envolve supostas irregularidades no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), autarquia que teve como superintendente no estado o próprio parlamentar petista.

Além da ação penal que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Zé Inácio pode ser alvo de outros processos por causa de irregularidades em sua gestão à frente do Incra. 

As supostas irregularidades também foram constatadas também em vários outros municípios da região tocantina.
Caso Awá-Guajá – Vitória da Conquista
Famílias na epóca sendo retiradas de suas casas na Vitória da Conquista em Zé Doca

Ao falar do deputado Zé Inácio do PT, não tem como não se lembrar das famílias retiradas das terras indígenas Awá-Guajá na área da Vitória da Conquista, município de Zé Doca, que já completou um ano de desocupação. 

Nesta época, este mesmo deputado era o superintendente do Incra e prometeu que iria colocar as famílias retiradas em locais seguros e apropriados para continuarem a produzir o sustento de suas famílias. Porém, ficou apenas na promessa de campanha política e muitas famílias, mesmo após um ano de desocupação, não tem ainda onde morar e plantar.

Hoje muitos trabalhadores não têm uma terra para plantar e dar o sustento às suas famílias. Enquanto isso, o hoje deputado Zé Inácio do PT, mesmo no cargo de parlamentar nunca fez algo para rever a situação desses moradores junto ao INCRA, onde na época, ele era o superintendente.

Fonte: Blog do Maycon Alves