RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Sebrae mobiliza produtores de Nova Olindapara projeto voltado para cadeia da piscicultura

Os piscicultores de Nova Olinda do Maranhão passarão a receber assistência, orientação, capacitação técnica e outros serviços do Sebrae através do projeto Piscicultura na Regional de Santa Inês,que inicia suas atividades no município do próximo dia 22, com uma visita técnica a unidade demonstrativa local – uma propriedade que já trabalha com piscicultura e foi escolhida como modelo para o projeto na região.

Para preparar os piscicultores interessados em participar das atividades do dia 22, uma missão técnica do Sebrae esteve em Nova Olinda nos dias 09 e 10 de junho, num trabalho de mobilização que apresentou as metodologias e os processos de orientação e capacitação que serão aplicados junto ao público alvo durante a vigência do projeto – que está previsto para atuar até 2017 e vai atender nove municípios próximos, com ações que visam impulsionar a produção de peixe em cativeiro nas regiões do Alto Turi e Gurupi.

O gerente da unidade regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz,  esclarece que várias instituições estão envolvidas nas atividades do projeto, ressaltando a importância das parcerias e do envolvimento dos parceiros para o sucesso do trabalho. “É necessário que os piscicultores acreditem e participem de todo o processo proposto pelo Sebrae e parceiros. A nossa ideia é que nesses três anos de projeto, possamos fazer um trabalho de sucesso em Nova Olinda e nas demais localidades, avançando um passo de cada vez”, pontuou Muniz.

O projeto Piscicultura na Regional Santa Inês foi idealizado com o objetivo defortalecer a cultura da cooperação, estimular o empreendedorismo e melhorar os processos de gestão da produção e comercialização dos empreendimentos piscícolas das regiões do Alto Turi e Campos e Lagos, tendo em vista o aumento de produção e produtividade, bem como atendimento às demandas de novos mercados.

As atividades incluem o atendimento a piscicultores dos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Viana, Matinha, Penalva, Zé Doca, Araguanã, Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá, Presidente Médici e Centro do Guilherme. Os trabalhos começaram com a identificação das demandas dos produtores em cada um destes municípios e agora segue com capacitações e consultorias voltadas para a gestão rural, além de ações para promover a cultura da cooperação e a transferência de tecnologia.

Os participantes do projeto estão entusiasmados com o início dos trabalhos. “Sempre tive vontade de trabalhar com a criação de peixe em cativeiro. Comecei a primeira vez sem informação, fiz tudo errado e só acumulei prejuízos, mas agora quero partir fazendo o certo e vou aproveitar essa oportunidade do Sebrae, me capacitar para trabalhar corretamente e alcançar bons resultados”, disse o empreendedor rural Epitácio Vieira, que está cadastrado para participar do projeto.

A gestora do Sebrae responsável pelo projeto, Kelly Lopes, adiantou queos piscicultores atendidos pelo projeto também participarão de eventos em outras regiões e até fora do estado, através de missões e caravanas para conhecer outras experiências de sucesso. “É importante a troca de conhecimentos,que servirá também de motivação para que os produtores conheçam o trabalho de outras pessoas que, assim como eles, acreditaram no negócio da piscicultura”. Na agenda de eventos já está confirmado o Seminário Anual de Piscicultura, que acontecerá com apoio de parceiros institucionais. 

Fonte: Blog do Maycon Alves