Cerca de sete caminhões foram apreendidos transportando madeira ilegal, no fim de semana, na área de reserva indígena na região do Alto Turi, nos municípios de Governador Nunes Freire e Centro do Guilherme.
Segundo informações da polícia, duas pessoas chegaram a trocar tiros com policiais durante as abordagens e acabaram presas. Foram apreendidas espingardas e motoserras.Na semana passada, indígenas Ka’apor moradores da Reserva Alto Turiaçú interditaram a BR-316, entre as cidades de Araguanã e Nova Olinda do Maranhão. Os manifestantes pediam justiça pelo assassinato do líder indígena Eusébio Ka’apor, ocorrido em abril deste ano.
Os indígenas acreditam que a vítima tenha sido assassinada por madeireiros, que insistem em invadir as terras para a exploração ilegal de madeira. Os índios também reivindicavam por melhores condições de saúde, educação e, principalmente, segurança.
O bloqueio terminou de forma pacifica depois que representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram ao local negociar com grupo indígena, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fonte: G1