RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Acidente com navio no Porto de Santos derruba 45 contêineres no mar

Um acidente com o navio mercante Log-in Pantanal provocou a queda de 45 contêineres no canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (11). O tráfego de navegação ficou fechado por pouco mais de quatro horas.

Com o acidente, produtos como eletrodomésticos, mochilas e bicicletas, que estavam nos contêineres, foram parar na água. Com isso, algumas pessoas tentaram pegar os equipamentos na água. Ao menos 11 pessoas foram detidas por suspeita de furto e encaminhadas para a delegacia sede de Guarujá e para a Polícia Federal, em Santos.

As principais ações ocorreram com o auxílio de pequenas embarcações. Já no fim da noite, pessoas chegaram a pular em um dos canais de Santos para recuperar mercadorias.

A Log-in, dona do navio, disse que segundo o plano de carga nenhum dos 45 contêineres que caíram no mar tinham carga perigosa, que possa ameaçar o meio ambiente ou a saúde pública.

A empresa responsabilizou o mau tempo pelo desprendimento dos contêineres, mas informou que a ocorrência não acarretou pessoas feridas. Além disso, disse estar trabalhando junto a uma assessoria especializada na identificação e remoção dos materiais.

Segundo a Codesp (Companhia das Docas do Estado de São Paulo), a embarcação havia concluído suas operações em um dos terminais e retornava para a Barra, onde aguardava a atracação no terminal da Embraport. O acidente ocorreu entre 1h30 e 3h, no fundeadouro 3, fora do Porto Organizado.

A agência do navio foi acionada e um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e responsabilidades. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e a Praticagem seguem com levantamento para identificar o local exato da queda dos contêineres.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada sobre a ocorrência e monitora procedimentos para retirada dos contêineres.

Fonte: O Estado de São Paulo