RadCom Difusora FM, ZYX 204 em 87.9 Mhz - A rádio da comunidade! Ligue e Participe: (98) 9 9183-6577 / 9 8139-6510 / 9 9148-6442 - E-mail: radcomdifusora@gmail.com / cicerojulio77@hotmail.com

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Catalunha declara independência, mas suspende efeitos para dialogar

Em seu esperado discurso, líder catalão proclamou a independência, mas pediu que seus efeitos fossem suspensos para abrir o diálogo com Madri.

Na Espanha, o líder da Catalunha pediu diálogo com o governo de Madri para acabar com o impasse sobre o processo de independência. Um passo atrás. Em seu esperado e temido discurso, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, não fez uma declaração de independência unilateral. Ouvindo as vozes mais moderadas do movimento separatista, que nesta terça-feira (10) pediam um afastamento suave da Espanha, Puigdemont desagradou os extremistas que queriam ruptura imediata.

O líder catalão proclamou a independência, mas pediu que seus efeitos fossem suspensos para abrir o diálogo com Madri. Mas para o governo central foi uma declaração de separação que deve ser combatida.

Na quarta-feira (11), o primeiro-ministro Mariano Rajoy vai ao parlamento espanhol e é provável que peça a adoção de medidas duras contra a região desobediente. Nas ruas, os manifestantes que, nos últimos dias, fizeram barulho a favor ou contra a independência, nesta terça ficaram calados.

Fonte: G1