Entrou no 2º dia, nesta quarta-feira (8), a ocupação da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, segundo informações da assessoria da instituição. Pelo menos 14 estudantes passaram a noite no local e os funcionários estão impedidos de entrar no prédio. A imagem foi enviada por um leitor, que não quis se identificar.
A ocupação aconteceu na terça-feira (7), quando o grupo invadiu o local em protesto contra o Regulamento Disciplinar do Corpo Discente aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), que regula a conduta dos alunos dentro da universidade.
Reitoria da UFMA foi ocupada; funcionários não entram no prédio.
Os estudantes são contra normas constantes no regimento como “provocar ou participar de atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem”; “comparecer à instituição e nela permanecer condignamente trajado”; e “fumar nas dependências da instituição na forma da legislação vigente”. Eles também pedem melhorias no Restaurante Universitário (RU).
Por telefone, a assessoria da UFMA informou ao G1 que encaminhará nota com posicionamento sobre o caso. Na terça, a instituição disse que não havia sido informada da pauta de reivindicação dos estudantes e avisou que o reitor se encontra em Brasília (DF) para audiência com o Ministro da Educação e reunião da Andifes.
Trajes de banho
Na semana passada, aproximadamente 15 estudantes usaram roupas de banho para protestar contra o regulamento dentro do Campus do Bacanga. Eles trocaram de roupa nos banheiros e saíram com os trajes de praia em uma caminhada que partiu do Centro de Ciências Humanas (CCH), passando pelo prédio da Reitoria e terminou na Área de Vivência.
Fonte: Jornal Pequeno